Uma vez terminada a obra pesada, é a hora de instalar os revestimentos que formarão as faces visíveis nos espaços internos. Papéis de parede podem ser uma opção eficiente para dar cor e design aos espaços, especificados de acordo com os metros quadrados que queremos cobrir. Para iniciar, devemos calcular a área de cada superfície com grande precisão.
Essa tarefa pode ser fácil em paredes claras e dimensões padrão, mas pode levar a contratempos mais complexos ou despesas desnecessárias. Apresentamos algumas dicas para fazer uma estimativa o mais precisa e eficiente possível.
Papéis de parede com desenhos monocromáticos ou padrões fáceis de encaixar
Antes de qualquer cálculo, você deve saber o formato do papel que utilizará. Alguns são vendidos em rolos com dimensões pré-definidas, enquanto outros são fabricados sob encomenda, de acordo com as dimensões específicas de cada projeto.
Ao escolher desenhos simples, o primeiro passo para determinar a quantidade de papel necessária em uma superfície é calcular sua área. Em um artigo anterior, dissemos a você como fazer isso; Você pode verificar os cálculos em detalhes aqui. Se falamos de uma parede completa, basicamente você deve multiplicar sua altura ao teto pelo seu comprimento total, e então subtrair as áreas que não serão cobertas: portas, janelas, molduras, tomadas elétricas, móveis e / ou eletrodomésticos embutidos, entre outros. É importante lembrar que, ao instalar os papéis, eles devem se sobrepor alguns milímetros.
Em uma parede de 2,50 metros de altura e 3,00 metros de comprimento, a área a ser coberta é de 7,50 m². Se você tem uma porta de 2,00 metros de altura e 70 centímetros, você deve subtrair 1,40 m² (7,50 - 1,40 = 6,10 m²). A operação deve ser repetida com a largura e o comprimento do papel de parede. Um rolo de 0,70 metros de largura e 5,00 metros de comprimento permite cobrir 3,50 m². Ao dividir a área da parede pela área do rolo de papel (6,10 m² / 3,50 m²), observamos que são necessários 1,75 rolos para papel de parede em toda a superfície, com uma parte de papel sobrando ao comprar os 2 rolos necessários.
Quando você quiser cobrir toda a altura das paredes e evitar o aparecimento de "remendos" em excesso, é possível calcular a quantidade de rolos que serão necessários para cobrir a altura total da parede, dividindo o comprimento do papel de parede pela altura da parede. No exemplo anterior, 1 rolo de papel nos permite cobrir a altura da parede 2 vezes (5,00 / 2,50 = 2), ou seja, uma largura de 1,40 metros se considerarmos que a largura do papel é de 0,70 metros (0,70 x 2,00 = 1,40 metros). Com dois rolos cobriríamos quase toda a superfície, usando o excesso de papel para preencher as áreas que faltam e para incorporar criativamente em móveis ou elementos menores da mesma sala.
Papéis de parede complexos ou padrões difíceis de encaixar
Ao escolher desenhos mais complexos, é importante considerar que, embora compremos mais papel do que o necessário, o excesso de papel pode não corresponder à seção faltante. Nestes casos, recomendamos fazer testes de instalação nos planos de superfície para intervir, por exemplo, através de fotomontagens. Desta forma, podemos prever como o papel ficará uma vez instalado e calcular exatamente quantos rolos precisamos e quanto papel sobrará para outros usos.
Em papéis de parede personalizados, a quantidade de papel a ser usada pode ser estimada medindo-se a repetição do padrão de desenho do papel. Suponha que no rolo de papel do exemplo anterior, o desenho seja repetido verticalmente a cada 0,70 metros. Se dividirmos a altura da parede pela medida de repetição do desenho (2,50 m / 0,70 m = 3,60), o padrão será repetido 3,6 vezes para cada faixa localizada na parede. Se arredondarmos este número para 4, para ter certeza de que temos todas as peças do "quebra-cabeça", precisaríamos do padrão repetido 20 vezes para cobrir toda a parede. No entanto, é possível subtrair 3 "pedaços" ao considerar a presença da porta. No total, precisamos do design repetido 17 vezes, ou seja, 11,90 metros de comprimento de papel de parede.
Um papel de parede pode ser, sem dúvidas, um bom recurso para definir a estética de uma sala, destacando as melhores características do espaço projetado. Analise, abaixo, alguns projetos que aplicaram papéis de parede.
Referências
- How to Estimate. Wallcoverings Association.
- How to Measure for Wide Width Wallpapers. TM Interiors Limited